O avanço tecnológico e o surgimento de ferramentas que proporcionam uma infinidade de possibilidades tem deixado as pessoas condicionadas ao imediatismo. Dificilmente espera-se com paciência pelo carregamento de um site, por exemplo.

E dentro das relações de consumo, essa mudança na realidade gera expectativas ainda maiores.

Entendendo esse novo comportamento, os responsáveis pelos recursos que agilizam nossas tarefas online estão sempre aprimorando os que já existem e desenvolvendo nossas possibilidades.

Tudo isso com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário, independentemente de qual seja o objetivo (compras, entretenimento, trabalho, etc.).

É o caso do AMP.

Você sabe o que é AMP? Conhece as vantagens de um site que conta com essa iniciativa?

Continue a leitura desse artigo e saiba um pouco mais.

O que é AMP?

Percebendo o aumento da utilização dos dispositivos móveis para as mais diversas finalidades, cresceu também a necessidade de adaptar as páginas e torná-las compatíveis a esta nova forma da utilização.

E na intenção de entregar para o usuário mais agilidade para que o mesmo continue a consumir aquele conteúdo, surgiu a iniciativa AMP.

O AMP (Accelerated Mobile Pages), como o próprio nome já sugere, é um recurso que acelera o funcionamento de páginas da web em dispositivos móveis.

Os sites que investem nesse diferencial têm alguns itens da página não carregados na sua totalidade. Outros links são gerados para que as mesmas funções possam ser executadas como normalmente seria na própria página da web em desktop.

Porém, aqueles que ainda não fizeram a adaptação AMP não terão suas páginas punidas pelo Google.

Apenas ficará fora dos padrões de busca e gradativamente estará perdendo acessos. Enquanto isso, as modificadas com o acelerador ganharão maior destaque e, consequentemente, mais números de visitantes.

O principal objetivo é que a página da web seja carregada quase que instantaneamente e a resposta seja imediata, assim como acontece nos aplicativos baixados nos celulares.

Ou seja, melhorar significativamente o desempenho desses sites quando acessados de dispositivos móveis.

Quais as vantagens?

Quando falamos em avanço da tecnologia, basicamente podemos pensar em ferramentas e recursos que facilitam no dia-a-dia e poupam tempo nas tarefas que realizamos.

Como falado anteriormente, a sensação de falta de tempo e o sentimento de urgência tem feito surgir um novo espectro de consumidores de conteúdo na internet. Pessoas que querem chegar ao seu destino online o mais rápido e fácil possível.

E é o que as pessoas que acessam sites por dispositivos móveis esperam.

Elas já não querem mais ter que ligar o computador ou o notebook para ler um artigo em um blog ou navegar nas suas redes sociais.

Menos trabalho ainda esperam no momento de realizar alguma compra online. E é por isso que o AMP em sites de venda de produtos tem dado tão certo.

Todas as imagens e informações dos produtos que estão sendo vendidos em determinada loja podem pesar bastante o site.

A iniciativa AMP, quando utilizada em sites de compra e venda de produtos é justamente para que, no momento da compra, não se perca tempo com a demora de carregamento do sites e erros de conexão como um todo.

Com o tempo, passará a ser uma exigência do próprio usuário. E a tendência é que se evite cada vez mais sites que não contam com essa funcionalidade.

 

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