Móveis de madeira estilo vintage

Móveis de madeira estilo vintage: Os móveis de madeira estilo Vintage para compor um ambiente romântico e cheio de personalidade são a grande tendência do mundo do design. Não é exatamente uma inovação, mas em razão da beleza que proporciona, ganhou inúmeros e fiéis adeptos.

Esse estilo confunde-se um pouco com o retrô, muito embora sejam duas abordagens bem diferentes. Ambos fazem alusão às décadas passadas e utilizam móveis e objetos específicos para criar um ambiente cheio de personalidade.

Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre móveis de madeira estilo Vintage e algumas dicas para compor a decoração do seu ambiente.

Diferença entre Vintage e Retrô

É muito comum as pessoas confundirem os estilos Vintage e Retrô. Ambos estão presentes nos mais distintos universos (design, moda, arquitetura, etc.) e remetem ao que era utilizado pelas gerações passadas, mais especificamente dos anos 20 ao 60.
Vintage é uma palavra derivada do inglês e significa “safra de vinho”. A ideia principal é a utilização de elementos antigos realmente utilizados naquela época. Ou seja, quanto mais “velho”, mais será o valor da peça.
Os móveis de madeira estilo Vintage e demais itens de decoração podem ser encontrados em antiquários e lojas que vendem antiguidades. Eles são originais e costumam possuir valor de venda elevado.
O estilo retrô, entretanto, é mais voltado para a inspiração. Elementos dos anos 70 e 80 são característicos em peças novas ou nas reutilizadas, mas em bom estado.
Uma tendência muito característica do estilo retrô é a utilização de eletrodomésticos coloridos. Geladeiras, por exemplo, podem vir no vermelho, amarelo, azul e até mesmo preto e dar muito vida à cozinha.

Como usar móveis de madeira estilo Vintage na decoração?

Eles podem ser encontrados em lojas de antiguidades, feiras ou mesmo na casa da vovó. A ideia é utilizá-lo exatamente como ele está, sem submetê-lo a reformas ou reajustes.
Para dar um ar diferenciado e completar os espaços vagos, invista em objetos que proporcionam um ar nostálgico. Aqueles com formas arredondadas, gaiolas, espelhos com molduras, relógios e rádios, abajures bordados, porta-retratos e quadros.
Peças feitas à mão, crochet e estampas em patchwork são lembranças muito vivas do que se usava nos anos dourados. Para incrementar a decoração e deixar os móveis ainda mais bonitos, adote colchas nesse estilo, toalhas e cortinas.
Você também pode investir em cores neutras e suaves, para deixar o cômodo ainda mais charmoso e aconchegante.

Não existe uma regra específica de como se deve utilizar os móveis de madeira estilo Vintage na decoração. Isso varia de acordo com o gosto e bom senso de cada um, mas vale prestar atenção para não criar um cenário muito carregado.

Combine seus móveis de madeira com elementos que sejam do seu gosto mas também peculiares e você vai criar um ambiente de dar inveja a qualquer visita!

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre móveis de madeira estilo Vintage. A BV Magazine possui um catálogo com diversos modelos de Móveis de Madeira, gostaria de conferir? Clique aqui

Conheça um pouco mais sobre a BV Magazine, Clique aqui. Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Author

Share