A tapioca é feita da goma de mandioca hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai óleo ou gordura na massa e nem no preparo, assim como nenhum outro ingrediente. Além disso, algumas marcas de tapioca podem ser saborizadas e, nesses casos, costumam levar um pouco de sal.
A mandioca por ser um alimento natural tem baixo teor de sódio, sem gordura, de fácil digestão e o melhor, sem glúten. Outro ponto positivo da tapioca é seu delicioso sabor e a facilidade de preparo.
Uma pergunta frequênte é se a tapioca engorda? Como todos os alimentos que são consumidos em exagero a tapioca também pode engordar, ainda mais se for recheada de doces, como por exemplo: leite condensado, chocolate, geléia... E por ai vai.
Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura ou glúten. O que faz seu consumo ser aconselhado para dietas. Uma tapioca feita com 2 colheres de massa tem aproximadamente 70 calorias e serve tranquilamente como uma refeição.
Por ser uma massa versátil pode ser consumida em qualquer horário, no café da manhã ou entre as principais refeições. Confira esta deliciosa receita:
Ingredientes:
1 pacote (500 g) de polvilho doce
1 colher de café de sal
300 ml de água
Modo de Preparo:
Colocar o polvilho em uma vasilha e aos poucos acrescentar os 300 ml de água
Misture com as mãos
Peneirar o polvilho já molhado, em porções pequenas, ou seja, aos poucos
Depois de peneirado, aquecer uma frigideira com teflon
Colocar a massa de polvilho já peneirada, o suficiente para cobrir a frigideira, fazendo uma massa em forma de círculo bem fina, como se fosse panqueca
Deixar por alguns minutos, até que solte da frigideira, e virar para o outro lado como se fosse omelete
Após alguns minutos, está pronta para recheiar conforme o seu gosto.

Algumas dicas de Recheio:

Frango desfiado, ricota e salsinha
Espinafre e tomate-cereja
Atum e cenoura ralada
Milho, berinjela e tomate
Banana e pasta de amendoim
Ovo mexido